sábado, 14 de março de 2020

Resenhas: Tenda dos Milagres + Tereza Batista Cansada de Guerra #lendojorgeamadoliterall

   Boa noite, leitores! Como estão? 
   Nosso projeto está um pouco atrasado em relação às postagens das resenhas aqui no blog. Em razão disso, hoje conversaremos um pouco sobre os livros de janeiro e Fevereiro: Tenda dos Milagres e Tereza Batista cansada de guerra. 
   

* Tenda dos Milagres
   Esse interessante e dinâmico livro, publicado em 1969, marca um forte debate que Jorge aguça na literatura brasileira: o embate da cultura branca com a cultura afro.  

   Rico em detalhes, vamos acompanhar o estudioso e querido Pedro Arcanjo, um cientista social que acaba sofrendo por não ser branco e não estar enquadrado na cultura erudita. Temos aqui a questão central do livro. Mesmo que Pedro seja um cientista importante e sensacional, as incertezas movidas pela academia e pela mídia fazem com que esse personagem não desfrute de um grande reconhecimento. 
   Em contraste à elite racista, Pedro é a grande referência para a população das ladeiras de Salvador, povo esse que admira e valorizam a cultura da capoeira, danças afros, terreiros e festas populares. 
   Achei essa obra, apesar da temática pesada e polêmica, divertida, rica em cultura, opinião e, sobretudo, excepcionalmente narrado pelo nosso querido Amado. 


*Tereza Batista cansada de Guerra
   Lançado em 1972, esse é, certamente, uma das maiores obras de Jorge Amado, que nos apresenta uma personagem forte, marcante e especial.  

   Como uma espécie de biografia da mulher, acompanhamos a pesada e chocante vida de Tereza que, aos treze anos foi vendida pela própria tia para o capitão Justiniano. A obra, então, retratará o desenrolar dessa vida de Tereza que em sua vida suportou demais! 

   A grande questão do livro está enraizada na problemática de como nossa sociedade machista e patriarcal ao ponto de inferiorizar as mulheres e impor, de modo opressivo e violento, os desejos do homem. 
   Ainda assim, temos um livro com a pegada de Jorge que tanto amamos, que denuncia a desigualdade social e econômica da sociedade, marcada nesse livro no nordeste. 
   Tão logo, temos um livro pesadamente lindo, assim como tudo que não só Tereza, mas sim os retratos das mulheres que compõem a obra. 
   Em tempos sombrios, essa leitura é mais do que válida. 

***

E aí, quem leu esses livros? Comentem o que acharam <3 


     
  

4 comentários:

  1. Adorei os dois livros. Ambos demoraram a me pegar, achei o início morno, mas depois não conseguia largar! Pedro e Tereza são personagens fortes e marcantes. Gostei demais.

    ResponderExcluir