Estou ministrando aulas de leitura de quarta feira (mas não todas). Essas aulas são uma mistura de aulas de interpretação de texto e literatura, e um dos principais objetivos dessa aula é fazer com que os alunos construam um repertório e levem essa cultura para o vestibular, relacionando conceitos e obras trabalhadas em suas redações, como sabemos estabelecer essas relações na redação acarreta muitos pontos! Outro intuito dessas aulas é estimular o hábito da leitura nos alunos, muitas vezes não temos vontade e até criamos um receio de ler um Machado de Assis, por ser um clássico e famoso, em razão disso esboçamos uma imagem de que a leitura dessas obras será uma batalha ou até mesmo um lixo. Nossa proposta é tentar desconstruir esses preconceitos e mostrar como eles podem se inserir nesse maravilhoso mundo que é a literatura, através de obras (grande parte) de autores renomados.
Como funcionam as aulas? Eu e a outra professora que divide essa matéria comigo, Carol, montamos um cronograma com vários eixos temáticos e, assim, escolhemos quais autores/ obras vamos trabalhar naquela aula. Assim, os alunos vão com as obras lidas no dia da aula para realizarmos um debate. Nós, professores, apresentamos uma breve contextualizada da obra e do autor para os alunos como: contexto histórico, corrente literária, biografia, principais características e como abordar aquele escritor no vestibular.
A partir dessas aulas, achei interessante aplicar esse projeto aqui no blog, assim como nas aulas, todos os dias que houverem as aulas no cursinho, eu postarei uma resenha das obras aqui para vocês! o que acham? Seria bem bacana a gente discutir essas leituras!
O cronograma das leituras ficaram assim:
*28/06: Apresentação do projeto + Leituras em sala:
- “Poema de Sete faces” Carlos Drummond de Andrade(resenha aqui)
- “A arte de ser feliz” Cecilia Meireles
*09/08: Clássicos para amar. Leituras:
-"Um Apólogo" Machado de Assis
- “O crime do professor de matemática” Clarice Lispector
- "O cobrador" Rubem Fonseca
*30/08: Especial UNICAMP. Leituras:
- "O espelho” Machado de Assis
-"Negrinha" Monteiro Lobato
- “Amor” Clarice Lispector
*06/09: Nossas Mulheres (I)
-"O desastre de Sofia" Clarice Lispector
- "Então, Adeus!" Lygia Fagundes Telles.
-"Eu sei, mas não devia" Mariana Colasanti (Crônica).
*20/09: Nossas Mulheres (II)
-"Feliz aniversário" Clarice Lispector (resenha aqui)
-"venha ver o por do sol" Lygia Fagundes Telles
- "A Obscena Senhora D" Hilda Hilst
*27/09: Lusos
- “O conto da ilha desconhecida” José Saramago
- “Todas as cartas de amor” Fernando Pessoa (Poema)
*11/10: Poemas para o Enem para gostar
- “Profundamente” Manuel Bandeira
- “Momento num café” Manuel Bandeira
- “O aparador” Ana Martins Marques
-“Operário no mar” Drummond
-“Menino chorando na noite” Drummond
- “O Flautista Misterioso e os Ratos de Hamelin” Braulio Tavares (resenha aqui)
*01/11: Mês do Horror
-“O Gato Preto” Edgar Allan Poe
-"1922" Stephen king
- “O vilarejo” Raphael Montes
*29/11: Contemporâneos ou quase
- "conto dos três irmãos" JK Rowling
- “Mestre Gil de Ham” J.R.R. Tolkien
Biblioteca Científica de Oberlausitzische, Gorlitz, Alemanha
Para algumas obras, já tenho a resenha aqui, então vou deixar o link para vocês darem uma olhadinha!
A respeito do poema da cecília que sou abordado em aula essa semana, a resenha / análise sairá nesse domingo (02/07).
É isso então, pessoal! Espero que tenham gostado dessas notícias. Se algum aluno estiver lendo esse post, fiquem sabendo que estou amando a experiência, vocês são demais!
Fica o convite para os alunos do cursinho, que quiserem, escreverem uma análise dos textos para eu postar aqui, é só entrar em contato comigo!
Deixem um comentário, ajudará bastante esse projeto =)
Projeto sensacional! Achei uma ideia incrível!
ResponderExcluirObrigado Daianny <3
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirObrigado yas! ❤️️
ExcluirPROFESSOR, vc é incrível, adorei o Blog, seguindo muito!!!!
ResponderExcluirP.S: Sou aluna do cursinho DCE
Muito obrigado pelo carinho!!!
Excluir