Boa tarde, queridos leitores! Como estão?
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a gostosa leitura de "A morte e a morte de Quincas Berro D'água".
Lançada as pressas em 1961, a pedido de um amigo, acompanhamos uma novela divertida na qual a morte de Joaquim (Quincas) leva um tom irônico ao livro.
Sem deixar suas convicções e crítica em sua escrita, a grande sacada de Jorge Amado nesse livro está no contraste social entre as classes sociais.
No livro, acompanhamos a aventura dos amigos de Quincas berro d'água que "sequestram" o defunto para uma noite divertida.
A família do morto, que já havia marginalizado a figura do homem, pois Joaquim estava cansado de seguir uma vida enfadonha cheia de moldes sociais, convive com o luto da figura. Mesmo que, no fundo, estão aliviados com a morte, encontramos uma grande preocupação da família, sobretudo de Vanda e Leonardo, para realizar um velório digno de uma família de alta classe.
Para a Família, Quincas já estava morto, como disse, o abandono da figura do pai por Vanda se deu quando o mesmo abandonou os bons costumes idealizados pela alta sociedade e caiu na gandaia, vivendo de bebedeira, amores imorais e marginalidade.
Nesse contraponto de tensões de classes, Jorge Amado cria a aventura do furto do defunto que vai "viver" sua última noite na vida que ele tanto gostava.
Recomendo demais esse pequeno livro que, muito bem escrito, é acompanhado de boas doses de humor, diversão e confusão!
E aí, quem leu essa novela?
Este livro, mesmo por ser pequeno, tem uma história grandiosa por trás do contexto, numa metáfora de algo maior, como sempre as obras de Jorge nos traz, sempre uma crítica social, gigantesca.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário! =)
ExcluirCada parágrafo do livro é cheio de cenas engraçadas e muita crítica social a uma sociedade que vive de aparências. A morte foi a continuação de uma liberdade que ele demorou para conquistar. Adoro esse livro.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário! =) Gosto dele também!
ExcluirGostei muito da leitura do livro A morte e a morte de Quincas berro d'água, mostrarei meu ponto de vista através de tópicos para ficar mais fácil a visualização.
ResponderExcluirPontos que mais gostei:
- da ironia contida no fato de Quincas falar que está morto, mas na verdade estar vivo
-Gostei da parte em que ele grita água, achei engraçado isso ser o motivo do apelido dele
Uma cena marcante foi ele ter dito que não estava aleijado (ele estava morto) e que dava para ir à festa
Darei uma nota 4,5 já que achei que o livro poderia ser um pouco maior
Não houve nenhuma parte que eu diga que não gostei, todas são bem divertidas. Gostei muito da leitura
Júlia, é tão lindo a forma como escreve! Obrigado pelo comentário! =) e fico muito feliz que tem gostado das leituras.
ExcluirAdoro esse livro. Apesar de curto, ele contém muitos elementos de crítica, ironia e toques de humor negro. Uma leitura rápida e divertida.
ResponderExcluir"Uma leitura rápida e divertida." melhor definição para esse livro! Obrigado pelo comentário!
ExcluirÓtimo livro, Jorge Amado inovando com sua crítica social.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário!
Excluir