domingo, 16 de dezembro de 2018

Resenha: Terras do sem-fim #lendojorgeamadoliterall

   Boa tarde, galera! Como estão? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o, talvez, meu livro predileto de Jorge Amado o Terras do sem-fim.
   Com muitos personages e uma narração extremamente dinâmica, acompanhamos mais um livro que um dos personagens principais é o cacau baiano. 
   No livro temos dois principais focos que vão promover diversos conflitos na trama, a família dos Badarós e a do coronel Horácio. Essas famílias, que são ricas e grandes propriedades de terras cacaueiras lutam, literalmente, por um resquício de uma mata nativa, a Cerqueiro Grande, para expandir suas terras com as plantações de cacau. 

   Como das últimas resenhas, não contarei os acontecimentos lineares, para não estragar a leitura de vocês, caso você tenha interesse de saber mais, além de ler o livro, entre em contato e participe do nosso grupo de leitura cronológica dos livros do Jorge!
   Voltando... atrelado a essa disputa pela terra, encontramos uma sociedade problemática que encara certas críticas promovidas por Jorge Amado. 
   Temos a questão migratória dos nordestinos mais pobres que buscam alguma melhoria de vida indo trabalhar nesses campos de fazendeiros ricos, encarando regimes de completa servidão; temos a situação da mulher que é construída como um mero objeto para os homens; temos o processo de ocupação desigual e conflituoso na terra; a política movida pela corrupção e interesses de oligarquias; a igreja como instituição sendo criticada e movida por interesses políticos; a prostituição e, por fim, a banalização da morte. 
   Como estudante de geografia, consegui identificar diversos aspectos na leitura que fazem todo o sentido com meus estudos, como a questão agrária, movida por conflitos no campo, e a regionalização do espaço brasileiro, sendo ele desigual, contraditória e conflituosa. Já fiquei com uma vontade tremenda de usar esse livro no meu trabalho de conclusão de curso, inclusive vou conversar com minha orientadora o quanto antes! <3
   Mas não é só de conflito que se constrói a trama do livro, por exemplo, meus personagens favoritos, Virgílio e Ester vivem uma história de amor proibido e perigosa, com um final trágico, Jorge Amado esboça as convencionalidades daquela sociedade que tinha como pano de fundo as décadas de 1910/20, onde a distribuição de terras no Brasil eram dadas a quem quisesse plantar. 
   Super recomendo esse livro, que embora seja de 1943, é atemporal, mostrando o contexto de um Brasil que cultiva a cultura do ódio. 
   É isso, então, galera! Quem ai leu essa preciosidade? O que acharam? Venham discutir conosco no projeto!! 




8 comentários:

  1. Excelente resenha, tbm concordo que o Cacau é o protagonista do livro, mas também uma simbologia do que vimos até hoje como abuso de poder, assassinato, alianças por interesse de si próprio e não pensando num todo. Damião foi na minha opinião, a melhor personagem que quando percebeu que era um assassino desencadeou todos os eventos importantes que aconteceram na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damião foi sensacional! Mas depois ele foi desaparecendo na história, como se a função dele fosse apenas ser o assassino. Muito obrigado pela participação! <3

      Excluir
  2. Como sempre a resenha boa.A guerra pelo poder se alimenta do ódio pelo outro e matar se torna a razão .O escritor Jorge Amando nos deixou textos memoraveis, a partir de agora ele toma um novo vies mesclando a denúncia da miséria humana com casos de amor que nos levam a desejar que tudo fique bem com os personagens .
    valeu Renam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Sônia!
      Fico muito contente com sua participação <3

      Excluir
  3. Adorei esse livro, talvez o melhor que lemos até agora. O conflito entre os coronéis é muito bem construído, dá uma dimensão da questão da posse da terra no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para mim é o melhor! Fico muito contente com sua participação <3

      Excluir
  4. Adorei sua resenha, mesmo achando a leitura meio cansativa e arrastada, talvez por eu ainda não estar totalmente familiarizado a ler Jorge Amado, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, achei a leitura bem fluida. Pode ser isso, jajá você se acostuma haha
      Fico muito contente com sua participação <3

      Excluir