sábado, 10 de março de 2018

Resenha: O País do Carnaval - Jorge Amado #lendojorgeamadoliterall

  Boa noite, galera! Como estão? Quem está acompanhando nosso projeto daqui do blog de ler todos os livros do Jorge Amado em ordem cronológica? Pois bem, hoje trago a primeira resenha do projeto, vamos conversar um pouco sobre o primeiro livro lançado e reconhecido do Jorge Amado, O país do Carnaval. 

  Lançado em 1930, quando Amado tinha apenas 18 anos, acompanhamos um relato da juventude brasileira, que buscava um sentido na vida, numa terra que, também, procurava se encontrar. Antes de mais nada, precisamos identificar as influências que encontraremos na obra. Temos uma influencia da Revolução de 30, que levou Getúlio Vargas ao poder, rompendo com a política do Café com leite; Uma literatura que buscava as particularidades regionais nordestinas, especialmente com os escritores amigos de Jorge, como Graciliano Ramos e Rachel de Queirós; Encontramos diversos filósofos da alta literatura na boca dos personagens; por fim, um Brasil em busca do seu ideal sentido. 
   Partindo, então, para o romance, acompanhamos Paulo Rigger, Baiano recém formado em direito em Paris, que volta para o Brasil a fim de poder exercer sua profissão e encontrar sua felicidade, porém o mesmo nunca exerce a advocacia. Além de Paulo, convivemos com seus amigos, todos intelectuais em busca de sua real felicidade. 
   Acima de tudo, esse é um livro filosófico, onde cada personagem é marcado por suas desilusões e a busca incessante da auto realização, uma saída, um sentido que organize suas vidas, temos um choque de realidade com a maturidade vividos pelos personagens. 
"O romance relata seu esforço de se readaptar a um país que não consegue compreender e para conviver com o próprio desencanto. Um país que, ao contrário dele, luta para nascer. Diante das ambiguidades que definem o mundo real, os protagonistas de O país do Carnaval tomam posições diversas, todas igualmente fracassadas."  "[...] a importância do romance como retrato de uma "geração revoltada", de jovens massacrados pelo mundo que, sem vislumbrar uma saída, oscilavam entre o tédio e o desespero. "O país em que nascemos pesa sobre nós", ele resume, ciente de que a rebeldia de Jorge Amado ultrapassava as circunstâncias individuais e envolvia uma situação nacional. Não era só o efeito de um temperamento, mas o esboço de uma posição política." - José Castello (Romance de deformação).
   Basicamente, acompanhamos as aventuras desses jovens em se encontrarem, em busca da felicidade.  Para o jornalista A. Gomes, sua felicidade estava em enriquecer; Para o poeta Ricardo Braz, o casamento era a felicidade; José Lopes, talvez meu personagem preferido, a felicidade estava na filosofia e na literatura; Para Jerônimo, seu envolvimento com uma prostituta; Por fim, Pedro Ticiano, o mais experiente do grupo, a felicidade estava na abdicação da felicidade, como ele próprio diz " A ideia de felicidade bloqueia o caminho do homem."
  Além dessas questões filosóficas, o livro apresenta uma breve questão de gênero, vividas pelas personagens Julie e Ruth, não darei spoilers. 
   Esses tempos estava conversando em casa sobre essa questão de felicidade e quão relativo é. A sua felicidade pode ser completamente diferente da do outro, o que é para mim, pode não ser para você. Uns se sentem feliz viajando, outros comprando roupas, outros lendo (como eu), outros dançando, brincando com seus animais de estimação e por ai vai! E é isso do que o livro vai se tratar, é uma boa lição para nós. 
 Recomendo demais essa leitura maravilhosa do primeiro livro do Jorge Amado, que apesar de não ser perfeito, já demonstra o grande potencial do Baiano. 
   É isso, então! Espero que tenham gostado dessa leitura, pois eu me diverti. Caso tenham interesse de debater mais sobre o livro, enviem seu número para eu adicioná-lo no grupo do projeto!
   Nosso próximo livro será "Cacau" e o discutiremos ainda nesse mês, vem ler com a gente! José Castello, no posfácio de "O país do Carnaval" diz que a grande diferença entre essas duas primeiras publicações de Amado é que os fatos serão mais importantes do que as ideias, abandonando uma literatura do pensamento e entrando em uma literatura da vida. 
Compre esses livros clicando nesses links logo abaixo, assim vocês estarão ajudando na manutenção do meu cantinho:
* O país do carnaval : http://amzn.to/2oEwIdE

Aos participantes do projeto, para concorrer aos prêmios no final do ano, se você leu o primeiro livro do desafio, deixem um breve comentário com as suas impressões, aqui mesmo no blog, assim eu anotarei os que leram e farei o ranqueamento até o final do ano! Vocês terão até 24 horas do horário do post para deixarem suas impressões aqui.

Fotos dos participantes que usaram a legenda oficial #lendojorgeamadoliterall . Sigam-os no insta!


"Diante da grandiosidade da natureza, o brasileiro pensou que isso aqui fosse um circo. E virou palhaço ..." -Jorge Amado.
   
   

15 comentários:

  1. .Gastei mais uma vez da leitura.
    Todo livro dno Jorge Amado nos leva a várias reflexões:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sim, temos várias reflexões !
      Anotado seu ponto !

      Excluir
  2. Considerando a idade de Jorge Amado, 18 anos, seu primeiro romance foi bem maduro, nos dando um amplo panorama sócio econômico, político, romanesco e literário da época.

    ResponderExcluir
  3. Considerando a idade de Jorge Amado, 18 anos, seu primeiro romance foi bem maduro, nos dando um amplo panorama sócio econômico, político, romanesco e literário da época.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Minha visão sobre o livro o País do Carnaval foi que Jorge estava um pouco confuso na escrita. Os assuntos não eram terminados e esclarecidos. Gostei de ler o livro, uma leitura fluida, boa, mas sem aquela diversão e alegria que encontrei em muitas outras obras de Jorge Amado. Obrigada pela oportunidade de conviver com outras pessoas que também admiram Jorge e até o próximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim! Hahahah. Obg pela participação <3

      1 ponto garantido!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e participação! <3
      Não concordo com alguns pontos que citou. Mas acredito que são só visões diferentes!
      1 ponto garantido.

      Excluir
  6. Achei muito interessante ler esse Jorge Amado jovem.
    Gostei de ler o livro e de participar desse lindo projeto. Que venha Cacau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela participação!
      1 Ponto garantido =)

      Excluir
  7. No livro “O País do Carnaval” Paulo Rigger nos mostra como a personagem se relaciona com as mulheres. Primeiramente com Julie a qual a considera seu grande amor. No entanto, isso foi desfeito ao saber que ela o traíra com um empregado. Ele se sentiu atingido por uma raiva infame e bate em sua amada não querendo mais saber dela.
    Findo o desapontamento, ele se encanta com Maria de Lourdes, moça humilde recatada com quem começa namorar. Idealiza uma pessoa bela, recatada que somente lhe traria felicidade. Todavia essa idealização se desfaz quando ela revela não ser mais virgem. Seu ideal de mulher se desfalece não aceitando que ela já havia perdido a virgindade. Sendo assim, ele não vê outra alternativa a não ser romper com o noivado,.
    Passado algum tempo, Paulo Rigger soube através de um amigo que a recatada Maria de Lourdes foi para o interior e se casou com um rapaz. Inconformado, a personagem vê que o outro a aceitara sem preconceitos e ele que se considerava um homem aberto e culto não conseguira romper com os preconceitos.
    O livro nos mostra a posição da mulher em uma sociedade cravada por preconceitos que a coloca em uma posição inferior estando sempre submetida a padrões vigentes os quais lhe impõem uma forma subserviente às vontades machistas.
    Lélia Silveira Melo Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional seu ponto de vista! Obrigado pela participação <3
      1 ponto garantido!

      Excluir
  8. Oi Renan, mais uma vez parabéns pela iniciativa... Tive a oportunidade de conhecer um Jorge Amado diferente...Tenho certeza que no decorrer da leitura vamos perceber o quanto amadureceu, cresceu e venceu... Grande inspiração para nós...E vamos para o próximo...
    Abraços
    https://blogtalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Vamos embarcar nessa vida do querido Jorge!

      Excluir