domingo, 14 de janeiro de 2018

#3 Novos Rumos: Concluindo o 2º Semestre - Geografia USP

  OOi, galera! Quanto tempo rsrs.... Estava muito corrido esse segundo semestre, alias, vim aqui hoje para darmos continuação ao meu projeto em que eu escrevo sobre o meu curso e minha faculdade, então bora lá!
   Eu comecei o semestre cursando 6 matérias! E o resultado disso foi o trancamento de uma disciplina: Introdução à Astronomia. 
  Até que era bacana assistir as aulas dessa matéria, que era no Instituto de Astronomia e Geofísica da USP. Acontece que essa disciplina era bem pesada, além de exigir muito tempo. Tendo em vista que eu tinha outras matérias, aulas de inglês e começava a minha iniciação científica, resolvi abandonar a astronomia e me dedicar aos  outros compromissos. Acredito que em algum dia eu volte e faça essa matéria.
   Vamos, então, para cada disciplina:
  1. Cartografia Sistemática: Foi uma matéria bem cansativa e trabalhosa, porém consegui aprender bastantes os fundamentos dessa cartografia, e no final da disciplina, eu e meu grupo elaboramos uma maquete topográfica de Domélia- SP. Pra variar, mais uma professora sensacional de cartografia!
  2. Teoria e método I: Uma matéria bem cansativa em que eu tive uma sensação de ser uma continuação da disciplina História do pensamento geográfico que fiz no primeiro semestre. Embora a professora fosse incrível, eu não curti muito estudar seus conteúdos.  
  3. Geografia econômica I: Nessa matéria, entrei em contato com vários estudiosos clássicos que realizaram contatos entre a economia e a geografia, tais como: Karl Marx, Adam Smith, Leo waibel, David Harvey entre outros. O professor era ótimo também (aliás, todos desse semestre eram D+), porém encontrei dificuldade em estudar os conteúdos do cronograma; 
  4. Geologia Geral: Que matéria incrível, embora eu tenha certeza que a geografia física não seja pra mim, essa disciplina oferecida por dois professores do Instituto de Geociências da USP,  foi o curso que mais aprendi no semestre! Vários conteúdos e conceitos essenciais para a formação de um geógrafo; 
  5. Geografia social: A única disciplina optativa eletiva que eu realizei esse semestre e, de longe, foi a matéria que eu mais gostei e aproveitei! Tive que escrever um ensaio que dialogasse o social com a geografia, com isso, elaborei minha pesquisa envolvendo a geografia e a literatura, Amar? Amei! Gostar? Gostei! O resultado disso tudo, foi a possibilidade de publicar o meu artigo numa coletânea organizada pelo professor! 
   Enfim, depois de 1 mês e meio de férias, eu trago aqui para vocês a conclusão do meu 2º semestre na geografia! Espero que tenham gostado =)

2 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo 😍
    Antes de fazer meu comentário preciso relatar um fato.
    Quando fiz a live no insta , você tinha me dito que não gostava de Matemática. Até ai tudo bem, muitas pessoas odeiam matemática. Eis que mudando de um post para outro me deparei com este e até me engasguei quando vi o título. 😆😆
    Eu sou formada em Matemática e você não se dá bem com ela. E está se formando em geografia a matéria que mais odeio na vida. Jesus do céu! acho que tenho trauma. Iclusive uma amiga quer fazer o concurso do IBGE e me chamou para estudar e quando vi o edital, quase morri. Eu sou uma anta em Geografia. Acho que fora a capital do Brasil, a outra coisa básica que sei é o que significa crescimento vegetativo. Porque lembro que fui obrigada a gravar no ensino fundamental 😭😣
    Mas achei muito engraçado você não curtir matemática e estar justamente se formando na matéria que eu também não gosto.
    Quem sabe não te mostro que a matemática é legal e você me faz aprender algo sobre geografia. Olha que por aqui só na base da decoreba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhahahah que engraçado! Geografia é incríveeel! Acho que seria impossível mostrar-me que a matemática também é! hahahahahhahah tenho medo dela!
      Obg pelo comentário <3

      Excluir