sábado, 22 de julho de 2017

Resenha: "Oito" - Décio Gomes

   Sabe aquele escritor que você sempre teve vontade de ler mais nuca teve a oportunidade? E quando surge a chance você não a deixa escapar? Foi isso que aconteceu para eu ter minha primeira experiência de ler um livro do escritor pernambucano Décio Gomes. Hoje vou resenhar seu livro de contos "Oito".
   Essa coleção escolhida pelo Décio contém oito contos, sendo eles de vários estilos: romance, terror, suspense, drama e até ficção científica! A intenção do escritor é fazer com que os leitores apreciem e encontrem oito sentimentos diferentes na leitura, e para ser sincero, ele conseguiu!
   Com uma escrita inteligente, personagens palpáveis e belas construções de cenários, o jovem escritor consegue nos transportar para oito mundos diferentes, fazendo com que nossa experiência de leitura seja completamente cinematográfica! Conseguimos viajar entre as estórias e viver os dramas dos personagens. Acompanhar o desenvolvimento das narrativas me mostrou que Décio tem uma habilidade com a escrita que poucos possuem. 
   Mas vamos falar um pouco sobre cada conto. Como o próprio título diz, existem 8 contos nessa coletânea, que são: 
1 - Marco, Polo - Esse conto dramático traz uma abordagem focado no tema animal, na breve explicação que antecede o conto, Décio diz que esse conto foi feito exclusivamente para a antologia "Os animais também vão para o céu" da editora Sinna. 
Um conto inteligente, chocante e marcante definem essa maravilha! O desenrolar da trama foi sensacional e conseguiu me cativar de uma maneira inexplicável! Esse foi o meu 3º conto favorito.
2 - O colecionador de máscaras - Esse conto de Mistério/terror, possui uma temática de serial killer. Ambientado numa cidadezinha que esta preparada para a festa do dia das Bruxas, um visitante vai a um museu da cidade a procura de uma máscara, a máscara morta. Depois de encontrá-la, o circo começa a pegar fogo!
Gostei bastante da experiência lendo esse conto, o final da história foi bem inesperado por mim, o que me fez gostar ainda mais dele.
3 - O mural das décadas - Esse pequeno conto de romance é delicado, porém intenso e misterioso. Na explicação, Décio diz que é uma interpretação da canção "Vermelho" de Marcelo Camelo.
Tive um pouco de dificuldade com esse conto, acho que eu não o li no momento certo. Embora esses infortúnios, gostei da maneira como Décio desenvolveu a história dos personagens e seus sentimentos. 
4 - Rio Morto- Nesse quarto conto, encontramos mais mistério e terror, com uma temática de vampiros ambientada no sertão de Pernambuco. Esse conto é uma releitura modernizada do grande clássico de Bran Stoker, Drácula. Nesse conto acompanhamos o vendedor Iago, que está prestes a fazer um grande negócio com o senhor Simão, um cara um tanto quanto estranho. Tudo corre bem, até Simão não permitir que Iago volte para casa na escuridão da noite, forçando-o a pernoitar em seu palacete. Sério galera, esse conto é de arrepiar!
Um conto sensacional! Já esperava algo do tipo que aconteceu no desenrolar da narração, mas Décio conseguiu colocar tanta ação em sua escrita que eu não consegui parar de ler até que o conto terminasse!
5 - A morada da memória- Voltamos a ter um conto de romance/drama com uma temática de amor. Acompanhamos a melancólica história dos dois velhinhos Nhonhô e Maria do Céu. Um conto lindo! Que tratará de um dos momentos mais tristes da vida, a despedida. 
Um conto lindo e fofo. Esses personagens são aqueles que ficam na nossa mente por tempos!
6 - Estrada 401- Décio na explicação do conto disse que esse era o seu escrito mais antigo e devido a sua imaturidade quando escreveu, esse conto quase ficou de fora dessa coletânea. Graças aos céus que ele deixou essa maravilha nesse livro, pois foi o meu conto favorito!
Com uma temática de suspense/Thriller, acompanhamos a aventura de nosso jovem Marco, que estava com seu carro quebrado na estrada 401. Estrada essa deserta e um tanto quanto perigosa. Marco estava indo visitar sua avó, e precisava passar por essa estrada, porém seu carro quebrou e ele ficou sozinho. Depois de muita espera, ele consegue uma ajuda de um policial que o leva a uma pousada da estrada e, a partir dai, é só tiro porrada e bomba! 
Com um desenrolar assustador e nojento, esse conto mexeu real comigo. Ele é um dos meus contos favoritos da vida!  
7 - As almas dos enforcados- Esse é um conto que tem um personagem conhecido pelos leitores dos livro de Décio, é um conto do padre Jullian Bergano. Acompanhamos nesse conto uma visita do padre a uma capela em construção no bairro da liberdade em São Paulo. O padre exorcista busca entender e resolver o que está assombrando todo o bairro e o padre da comunidade Almeida. 
É um conto de Terror com temática ligeiramente religiosa. Ele me cativou de uma tal maneira que me fez ter muita vontade de conhecer a série desse padre escrita pelo Décio, que chama "In Nomine Patris".  As almas dos enforcados foi meu 2º conto favorito dessa coletânea!
Esse conto também está presenta na antologia "Arquivos do mal" publicada pela editora coerência.

8 - Eterna- Esse ultimo conto de romance e ficção científica, faz uma brincadeira com a gente "Para sempre é longe demais..." nem tudo é eterno. Consigo então pensar que Décio escolheu esse conto para concluir seu livro para refletirmos isso. 
Nesse conto acompanhamos uma jovem que está desesperada atrás de seu antigo "professor" a respeito de respostas sobre ela e sua existência. 
É um conto chocante e, até certo ponto, triste. Podemos analisarmos de vários pontos distintos. Recomendo.
   É isso, leitores! Espero que tenham gostado dessa resenha e tenham se interessado por esse livro incrível do talentoso escritor Décio Gomes. Com certeza eu vou ler mais obras dele. Seus livros já estão na minha Wishlist. 
   O livro como um todo está lindo! Não só pelos contos, mas pela edição também. Capa maravilhosa, e ilustrações de cada conto. Sério vale muito a pena. 
   Adquirem seu exemplar direto com o autor: compre aqui. Ebook: link da amazon
    Página oficial do escritor: Décio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário