domingo, 8 de janeiro de 2017

[RESENHA] O Problema dos livros "Hypados"

   Quantas vezes nos deparamos com nossas compras nos carrinhos da Amazon, Americanas, Saraiva etc, com livros que estão na moda ? Quais são os motivos de comprar um livro que todo mundo lê, você precisa fazer o mesmo? Hoje vou apontar os pontos negativos que EU considero sobre uma hype em determinados livros.
   As vezes é bacana você querer participar de uma "onda", é legal você ler o que é a tendência no momento, é o que todos fazem.
   Nos dias de hoje, em que nós leitores somos influenciados por booktubers, perdemos um pouco nossa essência, nossos gostos. Não estou dizendo que isso é ruim, por exemplo: Se você segue algum canal de um booktuber é porque, provavelmente, seu gosto literário bate com o do canal seguido, isso é muito bom, porque há um grande estímulo de leitura, incentivo para ler novos livros, incentivo com a manutenção do ato de ler. Mas nem sempre isso é benéfico, pelo menos para mim.
   Muitas vezes me vi comprando um livro devido a indicação dos canais literários, e muitas vezes comprei livros que não fazem muito meu gosto porque todo mundo estava lendo.
   Promover uma nova obra na internet é um ato um tanto perigoso. Estipular uma "moda", até mesmo de livros, contribui com a "estratificação" entre os próprios leitores. "Nossa se você não leu isso ainda você não é um leitor", "Como você não leu isso ainda, todo mundo já leu". São esses pequenos atos que molduram uma possível degradação entre os próprios leitores.  (Se quiserem que eu comente mais sobre "livros obrigatórios" deixe um comentário sobre)
   Mas voltando ao assunto principal, hoje vou falar de duas experiencias com livros que estão/ estavam hypados, e eu comprei/ ganhei por que todos estavam lendo.  

   1º O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.

Escritor: Ransom Riggs
Publicação: 2011
Editora: Leya (a edição que li)
Sinopse (skoob): A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN
Nota: 2/5

*Minhas impressões
  É um belo livro, uma edição incrível, que possui fotos assustadoras e peculiares. Confesso que julguei o livro pela capa, eu esperava encontrar uma história de suspense/ terror, mas não foi o que aconteceu. 
   Devido a muitas indicações que vi no youtube, me interessei muito por esse livro, sério. Como não gostar de um livro com personagem com "poderes" e um livro repleto de fotos macabras? Pois eu digo porque não gostei.
   A trama desenvolvida pelo o autor até tem um potencial, mas ele não soube desenvolvê-las. Nas principais cenas de conflitos, ou de picos dramáticos, Ransom forçou cenas sensacionalistas, ficou muito forçado.
   Um outro motivo se da ao fato da construção dos personagens, poxa vida, eles tem poderes, cara! Uma solta fogo, um é invisível, uma voa, outra tem força de um Superman, um outro consegue animar seres (e pessoas) inanimados, mortos. Esses personagens são teoricamente fodas, mas apenas na teoria. Todos os conflitos que aconteceram no decorrer da narração, as personagens se mostraram extremamente fracos e impotentes. Pode ser por que se tratavam de "crianças" (que na verdade são todos velhos, quem ler vai entender). O fato da vulnerabilidade dos personagens me deixou bem frustrado. 
    Outro ponto que me irritou bastante foi o romance de Jacob e Emma, ficou muito estranho e mal formulado o aproximamento dos dois. (podem ficar tranquilos não vou dar spoiler), mas é um lance muito mal escrito e planejado, me causou espécie em algumas partes do livro.
   O único ponto positivo desse livro, para mim, foi a construção do mundo que Ransom criou, a geografia da ilha, a descrição do local me proporcionou uma visão cinematográfica, por isso que minha nota não foi uma estrela. 
     Achei tão chato o livro que nem fiquei com vontade de assistir ao filme. E provavelmente não continuarei lendo os livros da série, só se eu ganhasse os livros (que agora pertencem a Intrínseca, que está fazendo um belo trabalho na edição).
    Enfim, galera, essas foram minhas percepções desse livro. Eu estava com uma expectativa tão alta com ele, que me decepcionei. 


2ºAgora vou escrever sobre o que achei do livro "Eu, Você e a garota que vai morrer"
Autor: Jesse Andrews
Editora:Rocco
Lançamento: 2014
Sinopse (skoob): Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.
Nota: 3/5

    *Minhas impressões
   Minha experiência com esse livro não foi tão ruim como a do Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, mas não quer dizer que foi muito bacana.
   Confesso que nas primeiras 100 páginas, o livro me cativou demais, talvez seja por sua forma de narração, gostei bastante do humor de Greg, ele me parecia um cara divertido. Gostei também como o autor trabalhou a questão do câncer, fugindo um pouco dos clichês que vemos por aí. 
   Mas com o decorrer da carruagem, os personagens se tornaram extremamente babacas, chegaram a ser insuportáveis, eu não achava mais graça de nenhuma palavra que era escrita, ou das conversas que os três amigos tinham juntos. Raquel e tornou-se uma personagem tão enfadonha que eu queria que acabasse o livro logo e que o spoiler do título acontecesse de vez. Não rolou comigo. 


   É isso, leitores! Essas foram duas das minhas maiores decepções literárias de 2016. Foram livros que estavam sendo tão hypados mas, comigo não colou. Criei expectativas que não foram atendidas.
   Mas você não indica esse livro a ninguém, Renan? Indico sim. No caso de "Eu, você e a garota que vai morrer", indico a pessoas que querem fugir um pouco dos clichês de romances que tenham como principal foco a luta contra o câncer, indico também a quem está começando a entrar no mundo da leitura, pois é um livro pequeno e rápido de se ler. No caso de "O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares", recomendo a leitores que não tenham mais nada para ler em suas estantes, fora isso, não percam seu tempo, como eu "perdi" 2 meses lendo.

   Então é isso, galerinha. Espero que tenham gostado de ler sobre esses dois livros aqui, tomara que eu não tenha desanimado ninguém a ler hahaha. 
    Você já leu algum desses? Comente aqui, vamos discutir sobre os livros =)

2 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem?
    Eu gosto de ler esses livros hypados só para saber mesmo de tudo que estão falando.. mas realmente, nem sempre gosto.
    o orfanato eu gostei tanto que até sorteei no meu blog! hahah eu achei fantástico desde o início com a história do avô dele.. gosto muito dessas fantasias!
    o da garota que vai morrer não li não, mas achei o nome muito bom! hahaha
    seguindo aqui! :)
    #EquipeCrucio

    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OOi Tamara, tudo ótimo!
    Que bom que gostou do Orfanato... mas comigo não deu certo kkkkk.
    Gosto muito do título "Eu, você e a garota que vai morrer", gosto de títulos grandes.
    Obrigado por seguir <3

    ResponderExcluir