domingo, 22 de janeiro de 2017

#3 Resenha: Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

   Título: Romanceiro da Inconfidência 
   Autora: Cecília Meireles
   Lançamento: 1953
   Nota: 4,5 / 5

       ***
   Hoje vamos conversar um pouco sobre esse livro incrível que li no final do ano passado (2016). Antes de mais nada, já digo que é um prato mais que cheio para quem gosta de poesia.
   Como já se espera pelo título, o livro vai abordar, de forma dramática, a história da Inconfidência Mineira (1789). Por se tratar de uma obra com tendência histórica, Cecília teve muito trabalho para escrevê-lo, utilizando muita pesquisa e relatos pessoais, dando ao livro um tom pessoal, popular, não aquele tom que lemos em livros didáticos de história, o que é incrível. 
   Cecília utilizou o termo "Romanceiro" como referência ao termo que era utilizado na Idade Média, que representava uma narrativa, através dos poemas. Então, encontramos várias cenas, isso mesmo, cenas, em que o eu-lírico nos conta sobre os fatos que ocorreram durante a Inconfidência. O mais bacana são os aparecimentos dos personagens históricos que foram importantes nesse movimento, como Tiradentes, Chica da Silva, Chico Rei, o poeta Claudio Manoel da Costa, Joaquim Silvério, entre tantos outros. Cecília conseguiu descrever esses personagens de uma tal forma que eles foram totalmente palpáveis na minha experiência com esse livro. 
   Eu que tenho dificuldade de analisar poemas, consegui com essa obra, me prender facilmente, e entrar dentro da narração, querendo descobrir o desfecho dos personagens. 
   Cidades Históricas também são mencionadas na narração, como Ouro Preto, com suas riquezas.
   Em síntese, Cecília descreve o sofrimento da população que era vítima do governo de Portugal, o modo de vida e seus costumes. 
   Os versos não seguem um padrão rígido, mas na maioria dos poemas elas seguem uma rima rica e gostosa de ler, através de redondilhas, para ser uma forma mais bacana de ler, mais popular. 
   Através da crítica social e de uma narração espetacular que prende o leitor, Cecília é, sem dúvida, a nossa grande representante da poesia brasileira. 
   Recomendo para todo mundo, inclusive para aqueles que, como eu, sofre um pouco com poemas. Indico em especial, aquelas pessoas que estão estudando a Inconfidência Mineira, seja na escola, faculdade ou em outros projetos. É bem interessante analisarmos esse movimento por um ponto de vista diferente, através dessa obra da Cecília. 
   Tata-se de um livro tão lindo quanto a beleza de Cecília, escritora que admiro desde criança. 
   Bem, essa foi a primeira resenha do nosso projeto dos 100 livros essenciais da literatura brasileira. Espero que tenham gostado. =)
   E aí, alguém já leu? Comente o que achou desse livro incrível!
   
   

6 comentários:

  1. Resenha merecida dessa mulher inspiradora!

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro na faculdade. Eu sou apaixonada por literatura e Cecília sempre foi um ícone para mim.
    Eu gosto de tudo o que ela escreveu.

    Rita Flôres

    paragostardeler1.blogspot.com.br
    paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Você fez letras ? Li esse livro em 2016 e amei dms!

      Excluir