domingo, 10 de março de 2019

Resenha Seara vermelha -- Jorge Amado #lendojorgeamadoliterall

   Boa noite, leitores! Como estão? 
   Hoje falaremos um pouco sobre esse livro incrível que é Seara Vermelha. 
   A princípio, eu enxergo a obra como um mix de influências de outros escritores brasileiros, como Euclides da Cunha, Graciliano Ramos e Ranchel de  Queirós. 

   Na obra, acompanhamos a lutra de retirantes nordestinos em busca de uma melhor condição de vida, partindo do Sertão nordestino para  São Paulo. 
   Todo o trajeto desses  retirantes é narrado de forma tocante, cheia de tensões e muito sofrimento. 
   Mais uma vez somos apresentados a uma terra sangrenta, um fanatismo religioso (bem explorado nesse livro), e o embate ideológico exposto na obra, sobretudo quando Jorge articula seus ideais em argumentos contra os latifundiários. 

   A morte, que acompanha toda a viagem desses nordestinos, é uma das personagens principais, levando consigo até os os animais de estimação, sendo a cena da gata Marisca, a mais tocante para mim. 
   Na obra, temos diferentes desfechos para os personagens, alguns encontram a militância, outros a religião, alguns trabalho e os demais a morte.
   Como de costume, haja vista as resenhas anteriores, não tenho dado detalhes de cada obra, sendo esses detalhes explorados nas discussões no grupo do projeto. Logo, venham participar conosco! 
  Recomendo demais esse livro, mesmo ele sendo bem pesado, proporcionando agonia e desespero, é uma obra memorável do querido baiano. 
   O que vocês acharam desse livro? 


10 comentários:

  1. Boa noite Renam,certíssimo em deixar que cada um decifre este maravilhoso livro. Jorge deixou um pouco o rico cacau e a destruição que a cultura do mesmo faz com os menos favorecidos, no entanto mostrou a triste fuga em busca de algo menos ruim.Tambem vislumbrei traços de Vidas Secas, Os Sertões, O quinze,não só na fome ,na miséria, mas árdua caminhada perdendo os seus onde matar é a único jeito de sobreviver,O Antônio conselheiro também me lembra John Steinbeck em Vinhas da Ira. A literatura é universal e sofrimento humano está em todos os lugares.Gratidao! Parabéns! Pelo projeto de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo seus comentários, querida amiga! Obrigada por ser sempre presente! <3

      Excluir
  2. Eu adorei esse livro! É pesado, mas muito bom! Gostei muito da resenha também. Me chamaram atenção no livro as personagens femininas, num meio que é opressor para todos, mas é especialmente machista. E me tocou a morte da Noca. Comento mais no grupo, para não dar spoiler aqui.

    ResponderExcluir
  3. Seara é um dos meus livros favoritos de Jorge. A crítica social sobre os retirantes, a seca e todas as dificuldades enfretadas pela família e muito dolorido de ler. Uma reflexão que muitos deveriam fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza essa reflexão é necessária!
      Obrigado pela participação! <3

      Excluir
  4. Me senti muito triste com as histórias que o livro tratou, das famílias que precisaram sair da Fazenda, das pessoas que morreram no caminho a são paulo. Com certeza é um livro que eu recomendaria para alguém que me perguntasse uma obra de Jorge amado .

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro também. Muito verdadeiro a saga narrada.

    ResponderExcluir