domingo, 3 de fevereiro de 2019

Resenha: Bahia de todos os Santos #lendojorgeamadoliterall

   Boa tarde, pessoal! Como estão? 
 Hoje trago uma resenha nada animadora, são minhas impressões sobre o livro do mês do nosso projeto #lendojorgeamadoliterall, Bahia de todos os Santos.
  Sinto muito, mas esse livro não me cativou nem em uma linha. Fico ainda mais decepcionado pois era um dos livros que eu tinha mais expectativa de ler. 

  Este livro, não vai além de ser o que o próprio Jorge Amado propôs a ele, de ser um guia (de certa forma turístico).
Fiquei com muita preguiça de continuar a leitura, confesso que foi uma luta! 
 Nesse livro fazemos uma viagem sobre a Bahia de Todos-os-santos não deixando nenhum mínimo detalhe despercebido, seja dos espaços físicos, até as personalidades dos baianos e seus respectivos cotidianos. 
 Desvendamos curiosidades sobre a cultura local, a culinária, a arte e, sobretudo, a religiosidade bem presente na obra. 
Sinceramente, não tenho muito mais o que dizer sobre a obra. Eu gosto bastante de livros diferentes, como esse, mas dessa vez não foi o caso. Hoje, com vinte anos, eu não recomendo, apenas desejo sorte ao futuros leitores, mas quem sabe algum dia.
 Uma ressalva interessante do livro foi os apanhados e recapitulações históricas que foram preocupações de Jorge para a construção de sua narrativa. 
  Por fim, acredito que mais valeria uma viagem para a Bahia! Nada como uma experiência empírica, não é mesmo?!
   O próximo livro será Seara Vermelha, venham ler conosco! 

6 comentários:

  1. Amei a resenha, também não gostei tanto desse livro como os outros

    ResponderExcluir
  2. Ninguém consegue ser 100 % todo o tempo.Jorge Amado vivia um momento difícil e precisava escrever, desde o livro anterior já se percebia mudanças.Jorge reencontrou o caminho é as obras seguintes são muito boas.Boa resenha , sincera. Vamos ais demais livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...
      Obrigado pela participação! =)

      Excluir
  3. Confesso que acabei perdida entre as várias versões do livro. De maneira geral, achei curioso. Claro, é um guia, não um romance. Mas é interessante ver a relação dele com a Cidade da Bahia e os personagens que ele escolhe para representá-la. Bora pro próximo:)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que é interessante, mas não me cativou.
    Obrigado pela participação! =)

    ResponderExcluir