sábado, 4 de agosto de 2018

Resenha Mar Morto - Jorge Amado #lendojorgeamadoliterall

Boa noite, galera! Como estão? Trago hoje minha resenha do quinto livro publicado de Jorge Amado: Mar Morto.
Mar morto foi escrito quando o escritor baiano tinha apenas 24 aninhos e, embora Amado estivesse no seu auge dos movimentos políticos do seu partido comunista, na qual fazia parte, Mar Morto foge um pouco dessa temática e o livro não serviu como uma propaganda política. 

Bem o livro trata-se do cotidiano e a vida dos moradores do cais de Salvador e de suas proximidades. 
Como personagens principais, encontramos Guma e lívia que vivem uma bela história de amor. Basicamente vamos acompanhar alguns personagens que vivem no dilema do mar x terra. Mar esse que é a grande fonte de renda para seus pescadores, como o caso de Guma. 
Um povo que segue sua cultura com devoção, os moradores daquele Salvador são devotas da Deusa do mar Iemanjá, que em algumas noites escolhe alguns marinheiros para morar com ela nas profundezas do mar, (e assim morrer, essa é a temática do livro).

Com uma situação difícil de vida, o que Jorge sempre explora muito em seus livros, acompanhamos a vida dos marinheiros que aproveitam sempre todos os momentos de seus dias, até a sua chegada do alto mar para, assim, voltar para suas mulheres amadas  e suas famílias. 
Essa estória de amor conta, também, com personagens memoráveis (e mulheres !), como Rosa Palmeirão, Esmeralda, Maria clara e outros personagens. 
Recomendo bastante essa leitura e, em especial, um artigo da escritora Ana Maria Machado "A invenção da Bahia", na qual ela traz muitas curiosidades sobre a obra e sua trama. 
Esse livro de jorge conseguiu tanto sucesso que acabou ganhando uma novela na globo, indo ao ar em 2001 como "Porto dos milagres". 

É isso então pessoal! o que vocês acharam da leitura? Quero muito saber como foi a experiência de vocês!! 
PS: amanhã tem a resenha de Capitães da Areia, um dos meus livros favoritos da vida!! 
PS2: leiam a resenha da nossa parceira do blog Ta Lendo?: http://blogtalendo.blogspot.com/2018/07/resenha-mar-morto.html





10 comentários:

  1. Esse livro foi sensacional, mesmo eu dando 4 estrelas por alguns fatos que eu não gostei tanto, foi um dos melhores que eu li - a premissa do livro traz um assunto que não é tão debatido no nosso cotidiano, nos tranzendo uma história de amor e morte. O enredo é construído com bastante romance mas vemos que tem uma base gigantesca no drama, ler esse livro no projeto foi perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela participação! Fico feliz que gostou do livro =)

      Excluir
  2. Amei ler esse livro! Tem clima de mar! E, apesar de ser uma história de amor,e do tom poético, vejo ali muito do Jorge Amado político sim. Temos protagonistas do povo, trabalhadores,temos a dureza da vida desses personagens e temos a professora Dulce que sonha com o milagre (ou a revolução?), que viria pela mão daqueles homens e mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, vejo a política nesses personagens mais "fora" do padrão dos personagens desse livro. Embora não seja sua proposta, Jorge consegue colocar a política de segundo plano (ou terceiro, rs).
      Muito obrigado pela participação! Fico feliz que gostou do livro =)

      Excluir
  3. Maravilhoso livro, a primeira história de amor que Jorge Amado escreveu.A difícil vida do homem do mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela participação! Fico feliz que gostou do livro =)

      Excluir
  4. Neste romance é a primeira vez que Jorge Amado dá destasques aos personagens femininos, mostrando a sua força tarefa dentro da sociedade, a sua submissão e até mesmo o nascer de uma visão mais libertadora, e também neste as citações politicas são mais sutis e de uma forma menos partidária e mais branda. Romance que foi aplaudido fora do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela participação! Fico feliz que gostou do livro =)

      Excluir
  5. O livro tem uma temática linda que é a vida no mar e tds que rodeiam os que vivem do mar e para o mar.
    Pode acontecer fatos e momentos terríveis na vida deles, mas eles não conseguem sair daquela vida. Lívia seguiu o destino que tanto temia qdo ficava em casa esperando o Guma chegar. Mulher forte que eu admiro muito. O destinos dos pescadores são tão temíveis qto das mulheres que esperam seus homens voltarem do mar.

    ResponderExcluir
  6. Que mulher é essa Lívia, acho que a "herói" do livro!
    Muito obrigado pela participação! Fico feliz que gostou do livro =)

    ResponderExcluir