segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

[Projeto] 12 livros para 2018

   15 dias atrasado para postar minha meta de leitura para esse ano, mas estou aqui! 
   Como todos os anos, eu estipulo uma meta de leitura anual. No ano passado, resolvi escolher um livro por mês, e o resultado foi um flop total: dos 12, li apenas 1 livro e meio, pois estou terminando de ler ainda rsrs...  (Apesar desse flop, em 2017 li 18 livros, achei razoável. Estou pensando em fazer uma retrospectiva dos lidos do ano passado o que acham?).
   Vocês podem ver minha meta literária de 2017 aqui: Meta 2017.
   Apesar do flop, gosto muito de me planejar e estipular desafios. Com isso, resolvi participar do projeto da galera do grupo Devaneios Literários, que estipularam três níveis, que escolhi o mais tranquilo, já que a faculdade suga o meu tempo né... Então bora lá né!

   Nível Me falta tempo: Para quem tem pouco tempo ou que lê poucos livros no ano. Para aproveitar o desafio no seu ritmo, sem muita preocupação, mas ainda se divertindo. Serão 12 desafios, para serem cumpridos durante o ano de 2018.
  • Um livro do seu autor(a) favorito(a): Seminário dos ratos - Lygia Fagundes telles (Li na primeira semana de janeiro). Se vocês quiserem que eu resenhe ele, é só deixar um "quero" nos comentários;
  • Um livro fora da sua zona de conforto: The last Olympian - Rick Riordan. Escolhi ele por ser  em inglês e demandar mais tempo de leitura do que um livro normal em português. (Escolhi também pois preciso terminar essa série desde 2014); 
  • Um livro modinha - Joyland - Stephen King. Ano passado vi muita gente lendo e comentando sobre esse livro do king, então encaixei ele aqui. Todo ano tenho que ler pelo menos um do meu escritor favorito (junto com a lygia, é claro);
  • Um livro infantil ou infanto juvenil: A fantástica fábrica de chocolate - Roald Dahl. Ganhei ele de uma amiga em 2016 e desde lá não tive oportunidade de realizar essa leitura =(
  • Um livro escrito por uma mulher: Harry potter e o enígma do príncipe - J.K. Rowling. Outra série que preciso terminar urgentemente;
  • Um livro extremamente barato: Senhora - José de Alencar. (Também li no começo de janeiro, se quiserem a resenha é só fazer aquele esquema). Paguei 20 reais num box que tem três grandes clássicos, um deles sendo Senhora.

  • Um livro de um autor que nunca tenha lido: Mrs. Dalloway - Virgínia Wolf. Ganhei esse livro em 2016 do meu primo e ainda não o li; 
  • Um livro que  se passa em um lugar que você gostaria de visitar: Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K. Rowling. Coloquei esse para eu conseguir concluir essa série esse ano! (Além de ser sensacional esse mundo criado pela J.K.); 
  • Um livro com um título bonito: Amar, o verbo intransitivo- Mário de Andrade. Não preciso falar nada, né?!
  • Um livro que comece com a letra A: A princesa Leal - Philippa Gregory. Desde que assisti a série "The Tudors", fiquei apaixonado por essa dinastia e toda a sua história. Com isso, encontrei um vídeo da Tatiana Feltrin sobrre uma série de livros que retrata toda essa dinastia. Logo, já comprei o primeiro volume! 
  • O último livro que você baixou/ comprou/ ganhou / baixou / pegou emprestado: Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída... - Kai Hermann. Comprei uma edição usada dele na quinta passada e quero muuuito começar logo;
  • Um livro que Gostaria que virasse filme ou série: O Evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago. Não sei se tem filme, acredito quer não! Ganhei esse livro de uma prima em 2016 e já passou da hora de ler! Ele estava na meta de leituras do ano passado. 
                                               ***

   Além desses livros do projeto, também vou ler mais dois que duas amigas me desafiaram no nosso mini projeto de leituras do skoob, que são: 1984 do George Orwell e Anjos e Demônios do Dan Brown.  Fizemos uma troca de indicações!
É isso, pessoal!  Espero que tenham gostado das minhas escolhas. Vamos ler também! Se participarem desse desafio, coloquem suas escolhas (TRB) aqui nos comentários, vou adorar ver as escolhas de vocês =)





domingo, 14 de janeiro de 2018

#3 Novos Rumos: Concluindo o 2º Semestre - Geografia USP

  OOi, galera! Quanto tempo rsrs.... Estava muito corrido esse segundo semestre, alias, vim aqui hoje para darmos continuação ao meu projeto em que eu escrevo sobre o meu curso e minha faculdade, então bora lá!
   Eu comecei o semestre cursando 6 matérias! E o resultado disso foi o trancamento de uma disciplina: Introdução à Astronomia. 
  Até que era bacana assistir as aulas dessa matéria, que era no Instituto de Astronomia e Geofísica da USP. Acontece que essa disciplina era bem pesada, além de exigir muito tempo. Tendo em vista que eu tinha outras matérias, aulas de inglês e começava a minha iniciação científica, resolvi abandonar a astronomia e me dedicar aos  outros compromissos. Acredito que em algum dia eu volte e faça essa matéria.
   Vamos, então, para cada disciplina:
  1. Cartografia Sistemática: Foi uma matéria bem cansativa e trabalhosa, porém consegui aprender bastantes os fundamentos dessa cartografia, e no final da disciplina, eu e meu grupo elaboramos uma maquete topográfica de Domélia- SP. Pra variar, mais uma professora sensacional de cartografia!
  2. Teoria e método I: Uma matéria bem cansativa em que eu tive uma sensação de ser uma continuação da disciplina História do pensamento geográfico que fiz no primeiro semestre. Embora a professora fosse incrível, eu não curti muito estudar seus conteúdos.  
  3. Geografia econômica I: Nessa matéria, entrei em contato com vários estudiosos clássicos que realizaram contatos entre a economia e a geografia, tais como: Karl Marx, Adam Smith, Leo waibel, David Harvey entre outros. O professor era ótimo também (aliás, todos desse semestre eram D+), porém encontrei dificuldade em estudar os conteúdos do cronograma; 
  4. Geologia Geral: Que matéria incrível, embora eu tenha certeza que a geografia física não seja pra mim, essa disciplina oferecida por dois professores do Instituto de Geociências da USP,  foi o curso que mais aprendi no semestre! Vários conteúdos e conceitos essenciais para a formação de um geógrafo; 
  5. Geografia social: A única disciplina optativa eletiva que eu realizei esse semestre e, de longe, foi a matéria que eu mais gostei e aproveitei! Tive que escrever um ensaio que dialogasse o social com a geografia, com isso, elaborei minha pesquisa envolvendo a geografia e a literatura, Amar? Amei! Gostar? Gostei! O resultado disso tudo, foi a possibilidade de publicar o meu artigo numa coletânea organizada pelo professor! 
   Enfim, depois de 1 mês e meio de férias, eu trago aqui para vocês a conclusão do meu 2º semestre na geografia! Espero que tenham gostado =)