segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

3 livros para você amarrar na sua redação!

   Oi, leitores! Tudo bom? Hoje vou escrever sobre três livros que vocês estudantes para os vestibulares da vida ou até mesmo concursos podem estabelecer relações com a obra e ganhar uns pontos valiosos na sua redação. Sempre deu certo comigo, então achei bacana dividir minha tática com vocês. 
   Eu poderia citar muito mais que três livros aqui para vocês, mas por hoje, serão apenas 3. 
   Vou apenas fazer um pequeno comentário sobre a obra, e o que você poderá tirar dela. Se quiserem uma resenha detalhada de cada um desses três livros, me deixem aqui nos comentários, ficarei bem feliz em resenhá-los. 
   Bom vamos lá. Eu resolvi escolher umas obras um pouco distintas, 2 livros uma galera já usa bastante para esboçar suas ideias, o outro nem tanto.

  1. A Cidade e as Serras

Autor: Eça de Queiróz
Lançamento: 1901

***
   Essa obra póstuma de Eça de Queiróz nos proporciona várias teses. Por pertencer ao Realismo português, escola pela qual convivia com uma grande crítica social expostos em suas obras, encontramos muitas características marcantes. 
   Encontramos aqui uma crítica ao capitalismo, que pela obra, corrompia os cidadãos de Paris. 
   Em síntese, podemos citar "A Cidade e as Serras" quando quisermos ter como argumento: 
- Critica ao capitalismo;
- Crítica ao desenvolvimento tecnológico;
- Crítica as cidades;
- Crítica as relações humanas;
- Crítica ao interesse humano.
   Embora a linguagem rebuscada adotada por Eça, essa obra é extremamente rica e, em algumas partes, divertida. Recomento muito essa leitura.
“Na Cidade perdeu ele [o Homem]a força e beleza harmoniosa do corpo, e se tornou esse ser ressequido e escanifrado ou obeso e afogado em unto, de ossos moles como trapos, de nervos trémulos como arames, com cangalhas, com chinós, com dentaduras de chumbo, sem sangue, sem febra, sem viço, torto, corcunda(...).” 

― Eça de Queirós, A Cidade e as Serras

 
     2. A Revolução dos bichos
Autor: George Orwell
Lançamento: 1945
Editora: Cia das Letras

                        ***

   Como não gostar de um livro em que os personagens deixam de ser os simples animais de um celeiro na Inglaterra para começarem a adotarem medidas políticas e iniciar um governo controlado por porcos? Impossível né?!
A Revolução dos bichos foi um dos livros mais incríveis que li. Orwell abordou esse romance de uma maneira que nenhum leitor consegue se apegar a apenas um personagem, eles são tão "palpáveis" e "reais" que eu, até hoje, me pego pensando "e se esses animais falassem". Estranho? Sim. 
   Vocês podem utilizar essa maravilha quando o tema for relacionado as questões políticas e organização da sociedade. 
   Em síntese, temos aqui;
- Crítica ao socialismo; 
- Crítica a ambição;
- Crítica ao poder;
- Autocritica.
   Recomendo esse livro para todos, sério, mas especialmente para as pessoas que não possuem um senso crítico em relação aos movimentos políticos. 
   É um dos meus favoritos da vida!
"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros." - George Orwell, A revolução dos Bichos.

 3. Verão No Aquário
Autor: Lygia Fagundes Telles
Lançamento: 1964
Editora: Cia da Letras 

                ***

  Esse é o romance pouco usável pelos estudantes, mas quando eu tinha oportunidade, eu sempre criava uma maneira de utilizar Lygia nas minhas redações, aliás, Lygia é minha escritora favorita da vida! 
   Nesse romance, podemos identificar diversos conflitos familiares, e até surtos psicológicos. Então, na maioria das vezes que o tema era relacionado as questões familiares ou relações interpessoais, esse livro era uma mão na roda nas minhas citações. 
   Essas são as principais questões notadas na obra:
- Relações conturbadas; 
- Inveja;
- Ira; 
- Relações familiares;
- Consequências complexas. 
"Quem me detesta tanto assim para me atacar até em sonho? Quis saber e nesse instante vi minha imagem refletida no espelho." Lygia Fagundes Telles.

                                            ***
  É isso, galera. Espero que tenham gostado, não se esqueçam de comentar se quiserem uma resenha de algum livro que eu citei aqui =) . Por hoje é só!

                       


2 comentários: