terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Resultado do 1ºSorteio do Literall

   Boa Noite, galerinha! Primeiramente gostaria de agradecer a todos que participaram, vocês foram incríveis. Gostei bastante dessa primeira experiência de fazer um sorteio, gostei mesmo. Pretendo fazer mais futuramente. 
   Mas enfim, vamos ao que interessa a todos...Foram 27 participantes (literalmente de todo o Brasil)... E quem foi a sortuda foi você número 10. Parabéns Maria Eduarda!!!
   Maria Eduarda eu vou entrar em contato para pegar todos os seus dados para o envio do livro de sua escolha. 
   Então é  isso, Muito obrigado pela participação de todos, e aguardem por mais sorteios desse tipo aqui. =)

Primeiro sorteio do Literall O/

   E aí, galera!! Hoje vamos fazer o primeiro sorteio do blog, espero que vocês participem e curtam. Será apenas um ganhador mas este poderá escolher entre quatro livros, o que é muito bacana não é mesmo?! 
   O vencedor poderá escolher um dos livros:

  1. Eu te darei o sol - Jandy Nelson
  2. Em Chamas - Susanne Collins 
  3. A Marca de Atena - Rick Riordan 
  4. Mortalha da Lamentação DW - Tommy Donbavand


   Só livros incríveis né?! Então bora participar! Para participar, serão obrigatório cumprir 3 regras básicas:
  1. Seguir  o Literall;
  2. Dar <3 (like) na foto da equipe Crúcio no Twitter: https://twitter.com/victoralmeidap/status/823313249156403200 ;
  3. Tirar um print mostrando que você curtiu a foto e me enviar, pode ser no chat do facebook (Clique aqui para ir no meu face) ou no whatsApp (quem tiver).
   É apenas isso leitores, espero que participem, e que ganhem também. Que a sorte esteja ao seu favor.

   OBS: *Sorteio válido até as 22:00 do dia 24/01/2017;
             * A cada print recebido, vocês receberão um número, que participará do sorteio através do Sorteador.
             * O resultado do sorteio sairá hoje as 22:30, e eu entrarei em contato com o sortudo.
             * O envio será em Fevereiro.

domingo, 22 de janeiro de 2017

#3 Resenha: Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

   Título: Romanceiro da Inconfidência 
   Autora: Cecília Meireles
   Lançamento: 1953
   Nota: 4,5 / 5

       ***
   Hoje vamos conversar um pouco sobre esse livro incrível que li no final do ano passado (2016). Antes de mais nada, já digo que é um prato mais que cheio para quem gosta de poesia.
   Como já se espera pelo título, o livro vai abordar, de forma dramática, a história da Inconfidência Mineira (1789). Por se tratar de uma obra com tendência histórica, Cecília teve muito trabalho para escrevê-lo, utilizando muita pesquisa e relatos pessoais, dando ao livro um tom pessoal, popular, não aquele tom que lemos em livros didáticos de história, o que é incrível. 
   Cecília utilizou o termo "Romanceiro" como referência ao termo que era utilizado na Idade Média, que representava uma narrativa, através dos poemas. Então, encontramos várias cenas, isso mesmo, cenas, em que o eu-lírico nos conta sobre os fatos que ocorreram durante a Inconfidência. O mais bacana são os aparecimentos dos personagens históricos que foram importantes nesse movimento, como Tiradentes, Chica da Silva, Chico Rei, o poeta Claudio Manoel da Costa, Joaquim Silvério, entre tantos outros. Cecília conseguiu descrever esses personagens de uma tal forma que eles foram totalmente palpáveis na minha experiência com esse livro. 
   Eu que tenho dificuldade de analisar poemas, consegui com essa obra, me prender facilmente, e entrar dentro da narração, querendo descobrir o desfecho dos personagens. 
   Cidades Históricas também são mencionadas na narração, como Ouro Preto, com suas riquezas.
   Em síntese, Cecília descreve o sofrimento da população que era vítima do governo de Portugal, o modo de vida e seus costumes. 
   Os versos não seguem um padrão rígido, mas na maioria dos poemas elas seguem uma rima rica e gostosa de ler, através de redondilhas, para ser uma forma mais bacana de ler, mais popular. 
   Através da crítica social e de uma narração espetacular que prende o leitor, Cecília é, sem dúvida, a nossa grande representante da poesia brasileira. 
   Recomendo para todo mundo, inclusive para aqueles que, como eu, sofre um pouco com poemas. Indico em especial, aquelas pessoas que estão estudando a Inconfidência Mineira, seja na escola, faculdade ou em outros projetos. É bem interessante analisarmos esse movimento por um ponto de vista diferente, através dessa obra da Cecília. 
   Tata-se de um livro tão lindo quanto a beleza de Cecília, escritora que admiro desde criança. 
   Bem, essa foi a primeira resenha do nosso projeto dos 100 livros essenciais da literatura brasileira. Espero que tenham gostado. =)
   E aí, alguém já leu? Comente o que achou desse livro incrível!
   
   

domingo, 8 de janeiro de 2017

[RESENHA] O Problema dos livros "Hypados"

   Quantas vezes nos deparamos com nossas compras nos carrinhos da Amazon, Americanas, Saraiva etc, com livros que estão na moda ? Quais são os motivos de comprar um livro que todo mundo lê, você precisa fazer o mesmo? Hoje vou apontar os pontos negativos que EU considero sobre uma hype em determinados livros.
   As vezes é bacana você querer participar de uma "onda", é legal você ler o que é a tendência no momento, é o que todos fazem.
   Nos dias de hoje, em que nós leitores somos influenciados por booktubers, perdemos um pouco nossa essência, nossos gostos. Não estou dizendo que isso é ruim, por exemplo: Se você segue algum canal de um booktuber é porque, provavelmente, seu gosto literário bate com o do canal seguido, isso é muito bom, porque há um grande estímulo de leitura, incentivo para ler novos livros, incentivo com a manutenção do ato de ler. Mas nem sempre isso é benéfico, pelo menos para mim.
   Muitas vezes me vi comprando um livro devido a indicação dos canais literários, e muitas vezes comprei livros que não fazem muito meu gosto porque todo mundo estava lendo.
   Promover uma nova obra na internet é um ato um tanto perigoso. Estipular uma "moda", até mesmo de livros, contribui com a "estratificação" entre os próprios leitores. "Nossa se você não leu isso ainda você não é um leitor", "Como você não leu isso ainda, todo mundo já leu". São esses pequenos atos que molduram uma possível degradação entre os próprios leitores.  (Se quiserem que eu comente mais sobre "livros obrigatórios" deixe um comentário sobre)
   Mas voltando ao assunto principal, hoje vou falar de duas experiencias com livros que estão/ estavam hypados, e eu comprei/ ganhei por que todos estavam lendo.  

   1º O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.

Escritor: Ransom Riggs
Publicação: 2011
Editora: Leya (a edição que li)
Sinopse (skoob): A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN
Nota: 2/5

*Minhas impressões
  É um belo livro, uma edição incrível, que possui fotos assustadoras e peculiares. Confesso que julguei o livro pela capa, eu esperava encontrar uma história de suspense/ terror, mas não foi o que aconteceu. 
   Devido a muitas indicações que vi no youtube, me interessei muito por esse livro, sério. Como não gostar de um livro com personagem com "poderes" e um livro repleto de fotos macabras? Pois eu digo porque não gostei.
   A trama desenvolvida pelo o autor até tem um potencial, mas ele não soube desenvolvê-las. Nas principais cenas de conflitos, ou de picos dramáticos, Ransom forçou cenas sensacionalistas, ficou muito forçado.
   Um outro motivo se da ao fato da construção dos personagens, poxa vida, eles tem poderes, cara! Uma solta fogo, um é invisível, uma voa, outra tem força de um Superman, um outro consegue animar seres (e pessoas) inanimados, mortos. Esses personagens são teoricamente fodas, mas apenas na teoria. Todos os conflitos que aconteceram no decorrer da narração, as personagens se mostraram extremamente fracos e impotentes. Pode ser por que se tratavam de "crianças" (que na verdade são todos velhos, quem ler vai entender). O fato da vulnerabilidade dos personagens me deixou bem frustrado. 
    Outro ponto que me irritou bastante foi o romance de Jacob e Emma, ficou muito estranho e mal formulado o aproximamento dos dois. (podem ficar tranquilos não vou dar spoiler), mas é um lance muito mal escrito e planejado, me causou espécie em algumas partes do livro.
   O único ponto positivo desse livro, para mim, foi a construção do mundo que Ransom criou, a geografia da ilha, a descrição do local me proporcionou uma visão cinematográfica, por isso que minha nota não foi uma estrela. 
     Achei tão chato o livro que nem fiquei com vontade de assistir ao filme. E provavelmente não continuarei lendo os livros da série, só se eu ganhasse os livros (que agora pertencem a Intrínseca, que está fazendo um belo trabalho na edição).
    Enfim, galera, essas foram minhas percepções desse livro. Eu estava com uma expectativa tão alta com ele, que me decepcionei. 


2ºAgora vou escrever sobre o que achei do livro "Eu, Você e a garota que vai morrer"
Autor: Jesse Andrews
Editora:Rocco
Lançamento: 2014
Sinopse (skoob): Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.
Nota: 3/5

    *Minhas impressões
   Minha experiência com esse livro não foi tão ruim como a do Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, mas não quer dizer que foi muito bacana.
   Confesso que nas primeiras 100 páginas, o livro me cativou demais, talvez seja por sua forma de narração, gostei bastante do humor de Greg, ele me parecia um cara divertido. Gostei também como o autor trabalhou a questão do câncer, fugindo um pouco dos clichês que vemos por aí. 
   Mas com o decorrer da carruagem, os personagens se tornaram extremamente babacas, chegaram a ser insuportáveis, eu não achava mais graça de nenhuma palavra que era escrita, ou das conversas que os três amigos tinham juntos. Raquel e tornou-se uma personagem tão enfadonha que eu queria que acabasse o livro logo e que o spoiler do título acontecesse de vez. Não rolou comigo. 


   É isso, leitores! Essas foram duas das minhas maiores decepções literárias de 2016. Foram livros que estavam sendo tão hypados mas, comigo não colou. Criei expectativas que não foram atendidas.
   Mas você não indica esse livro a ninguém, Renan? Indico sim. No caso de "Eu, você e a garota que vai morrer", indico a pessoas que querem fugir um pouco dos clichês de romances que tenham como principal foco a luta contra o câncer, indico também a quem está começando a entrar no mundo da leitura, pois é um livro pequeno e rápido de se ler. No caso de "O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares", recomendo a leitores que não tenham mais nada para ler em suas estantes, fora isso, não percam seu tempo, como eu "perdi" 2 meses lendo.

   Então é isso, galerinha. Espero que tenham gostado de ler sobre esses dois livros aqui, tomara que eu não tenha desanimado ninguém a ler hahaha. 
    Você já leu algum desses? Comente aqui, vamos discutir sobre os livros =)

domingo, 1 de janeiro de 2017

TBR Torneio MLV

   Para quem está perdido sobre esse torneio que é promovido pelo Geek Freak, eu vou deixar os links de tudo que esta acontecendo no final do post. A maratona começará dia 07/01/2017 e estou um pouco atrasado para definir minha TBR, então eu resolvi compartilhar, hoje, os livros que vou ler com vocês:


     
  1. Um livro que você prometeu ler em 2016 e ainda não leu: Harry Potter e a Ordem da Fênix (J.K. Rowling);
  2. Um livro indicado por um dos canais dos organizadores da maratona: Joyland (Stephen King) indicado pela Mayra do All About That Book;
  3. Um livro com um protagonista LGBT: não vou indicar nenhum porque eu não tenho (rs);
  4. Um livro que você esta enrolando para ler, pois a capa não te atrai: Garota Exemplar (Gillian Flynn);
  5. Um livro que você pagou barato ou promoção: Mestre Gil de Ham (J.R.R. Tolkien) comprei na black friday por R$9,90;
  6. Um livro com apenas uma palavra no título: Libertinagem (Manuel Bandeira)

   É isso galera, me desejem sorte porque esses livros não vão ser fáceis (hehe).
#TEAMCRUCIO


LINKS: