domingo, 18 de dezembro de 2016

#1 Resenha (sem spoiler): O Alienista - Machado de Assis

Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1882

Sinopse: Quando o Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra, homem da ciência, constrói um asilo em Itaguaí, nada faria prever os acontecimentos que lhe sucederam. "Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito." Mas quem, afinal, eram os loucos? Neste conhecido conto da literatura brasileira, Machado de Assis reflete sobre a fronteira entre a sanidade e a loucura, ao mesmo tempo que constrói um retrato crítico da sociedade da época.

Nota: 5/5


   Minha segunda experiência com Machado de Assim foi, digamos ...  incrível. 
   Tudo começou quando minha professora de redação em 2015 (Helaine) recomendou-me algumas leituras para eu  associar algumas ideias e estudar as escolas do naturalismo e realismo. 
   Em primeira instância, não queria lê-lo, poque todo mundo diz que para gostar de Machado tem que ler "Dom casmurro" ou "Memórias póstumas de Brás Cubas" , porque até então eu tinha lido apenas o conto "Um Apólogo" (que eu recomendo pra caramba diga-se de passagem), então queria pegar um desses para ler, mas não foi o que aconteceu.
   Procurei a sinopse desse livro no skoob, e de cara já me interessei, como não ficar curioso com um livro que se trata de um psiquiatra que começa a aprisionar todos os cidadãos de uma cidade por achar que todos são loucos? não tem como né!?
   Comecei a ler, e não tive problema com a escrita. Na verdade tive um só, o problema que tive foi que eu não consegui parar de ler, a forma como Machado cria os personagens, as relações humanas e sociais desse livro, me conquistaram de tal forma que eu não queria larga-lo para dormir. Lembro-me de querer saber quem seria o novo doente na visão do nosso querido Dr. Simão Bacamarte, e os motivos que o levaram a atestar os sintomas nessas pessoas. Gostava de ver também os testes e as hipóteses do Alienista para julgar o que era loucura, como as 4 teses dele:

  • Primeira teoria: são loucos aqueles que demonstram um comportamento anormal de acordo com o conhecimento da maioria.
  • Segunda teoria: expandiu o conceito de loucura: "A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia."
  • Terceira teoria: os loucos  são os leais, os justos, os honestos e imparciais. Julgava como normal o desequilíbrio das faculdades e como patológico,o seu equilíbrio. (Nessa fase, já fica claro para o leitor o que era realmente loucura)
  • Quarta teoria: o único indivíduo normal de Itaguaí era o próprio Simão Bacamarte.

   O mais interessante de toda essa história é que , no decorrer do conto, pude relacionar os acontecimentos da narração com o contexto atual brasileiro, sério, uma obra do século XIX como essa, serve de embasamento para vários fenômenos culturais que podemos associar aos nossos tempos. Como por exemplo as relações familiares presentes no conto, as questões de manipulação social e política, a crítica sobre a ciência que ultrapassa as razões humanas, tudo isso esta presente nessa obra de arte que é o Alienista. 
Machado soube trabalhar muito em em sua linguagem a hipocrisia humana (através do Simão, que queria se tornar a pessoa mais importante de Itaguaí), a crítica a vaidade e o egoísmo, além de criticar a postura do cientificismo do final do século XIX. Em consequência, o narrador conclui por criticar a Escola Naturalista.
   Mas vocês podem me perguntar, como é que um conto pode envolver todas essas questões, todos esses relacionamentos sendo apenas um conto? E não posso te responder com exatidão isso, pois essa obra é palco de muitos estudos e debates de mestres em literatura que buscam enquadrar essa narrativa em um gênero, conto ou novela. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre qual gênero "O Alienista" deve se encaixar, a única certeza que tenho em ralação a esse livro/conto é que ele me cativou de uma forma totalmente inesperada e, sem dúvida, ele está entre os melhores livros que já li e entre os meus contos favoritos.
   Recomendo esse livro para todas as pessoas acima de 15 anos (pois com essa idade, creio eu, já conseguirão sentir os reais motivos da escrita de Machado nessa estória) e especialmente pessoas que buscam influências literárias e embasamento em estudos, como um estudante de pré-vestibular, como eu (rsrs), esse livro promove uma série de reflexões necessárias a nós.
   Não quis dizer muito sobre os acontecimentos da narração, pois não quero estragar a experiência de vocês com essa maravilha, hehe. 
  Emfim, galera, espero que tenham curtido minha primeira resenha nesse blog, peço desculpas se não ficou muito bacana, mas estou buscando aprender e melhorar sempre, para trazer vários conteúdos legais para vocês. 
   Deixem nos comentários o que acharam dessa resenha e, se já leram, comentem o que achou, sua experiência.
   "A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente." - O Alienista.


6 comentários:

  1. Eu adorei a resenha! Sua escrita é divina, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha espetacular! Eu adorei e fiquei com vontade de ler o livro.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei a sua resenha, parabéns!
    Eu sou apaixonada pelos livros do Machado de Assis. E mesmo assim, ainda não li O Alienista, meu namorado falou maravilhas desse livro e agora com a sua resenha a minha ansiedade para ler esse livro aumentou.
    Abs e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Machado é realmente incrível né !?
      Muito obg pelo comentário, espero que goste da leitura 😉

      Excluir